Ao vestir terno e gravata, você se sente sério e formal. Quando você veste jeans e camiseta, se sente casual e informal. Ao colocar seu pijama, você se sente descansado e relaxado. Associamos certos trajes a determinadas sensações e atividades. Por isso, a forma como você se veste influencia no seu comportamento e estado de espírito.
Considere que roupas vestir quando for escrever. Esse pequeno detalhe pode afetar sua produtividade, capacidade de concentração e até mesmo ajudar você a entrar na pele de um personagem. Experimente escrever usando roupas demais para simular o calor que seu protagonista está sentindo dentro do uniforme de astronauta. Experimente escrever usando roupas de menos para, assim, sentir o frio que seu personagem está sentindo enquanto espera na sala de exames do hospital. Experimente escrever sem roupa para imaginar o quão vulnerável sua protagonista está se sentindo no vestiário do clube.
Assim como suas roupas, o local onde você escreve também é uma escolha que pode influenciar nas suas criações. Experimente escrever deitado no sofá, sentado na patente do banheiro, de pé na sala, em frente a uma janela, no banco de um parque, na praça de alimentação de um shopping, dento do ônibus, debaixo da cama. Observe onde você se sente mais criativo e produtivo e, sempre que se sentir bloqueado, mude de lugar.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
14 escritores têm algo a dizer sobre este texto
-
Sabe Diego, essa dica é demais! Eu quando escrevo, me caracterizo com meu personagem principal, aliás, passo muito de mim para ele! Uso uma capa preta e jogo no cabelo um spray de cor branca, ele fica acinzentado que nem do personagem… isso faz com que meu desenvolvimento se eleve a patamares muito maiores do que se eu estivesse vestindo pijama ou descabelado e com qualquer roupa!
-
Fantástico Bruno! Adorei! Isso é um exemplo de dedicação para caracterizar um personagem. Você literalmente dá vida às suas ideias. Tenho certeza de que isso contribui, de alguma forma, para o desenvolvimento da história. Obrigado por compartilhar seu processo. abs
-
Dica maravilhosa mesmo Diego! (nome do meu melhor amigo)
Gosto muito de seu site, mas não tinha dado o devido respeito ainda…
Queria lhe dar o parabens por seu afeto e dedicação para nós ajudar no desenvolvimento de nossas mentes em uma tarefa tão dificil, que é criar um mundo, uma historia.
Hj estou escrevendo uma historia, graças ao seu site.
Abraço… muita luz e prosperidade a vc e seu site! -
Que legal ler tua mensagem Robson. Desculpe a demora em responder. Estou viajando e tenho acesso limitado a internet. Fico feliz por saber que os textos te incentivaram a escrever uma história. Se eu puder te auxiliar de alguma forma no processo, me envia um email para ficcao@emtopicos.com. Boa escrita! Abs e obrigado pela leitura
-
Primeiro, parabéns pela ‘pequena, mas importante’ postagem. Me identifiquei muito porque tenho esse mesmo costume: me arrumo mesmo se trabalharei o dia inteiro em casa. De certa forma, ajuda saber que é um processo real, e outras pessoas também se utilizam dele para ‘produzirem’ mais. Sucesso para o Ficção em Tópicos.
Abraço -
Oi Fernando
É impressionante como o que vestimos influencia o nosso comportamento. Tem dias que até sapato eu coloco. 🙂
Obrigado pela leitura.
sds
Diego -
Essa realmente me pegou de surpresa. Todos nós reparamos que mudamos de acordo com o que vestimos, mas acho que nunca paramos para pensar em como isso nos influencia.
Estou gostando cada vez mais deste site. -
Felipe, este é um daqueles detalhes que podem facilitar ou atrapalhar. Desde que comecei a prestar atenção no que estou vestindo quando escrevo, percebi o quanto isso influencia meu humor e produtividade. Espero que esta dica faça diferença nas suas sessões de escrita.
Obrigado pela leitura.
sds
Diego -
Realmente, Diego, eu concordo com o que disse e ainda acrescento: não é somente o que estamos trajando, mas também o ambiente no qual nos encontramos. Eu, particularmente, me sinto cansado, enfadado quando estou num ambiente quente e/ou bagunçado. Creio que cada um de nós somos inconscientemente influenciados pelo que está ao nosso redor, seja um sentimento bom ou ruim que pode provir de elementos que, para muitos, podem parece uma grande bobeira, como o posicionamento de uma luz ou a forma como as cortinas estão no ambiente. Eu mesmo só consigo redigir ou até mesmo estudar para minhas estórias quando o ventilador está ligado! rs ><
-
Diego, acho que vou me vestir como um cavaleiro medieval então.
Seu site é muito bom, muito mesmo, estou aproveitando demais as dicas oferecidas e concordo com a grande maioria delas.
Espere para ver mais comentários meus por aqui. Um abraço!
-
Eu sempre me sinto poderosa quando uso jaqueta de couro, calças e botas do exercito… É o que uso pra escrever terror
😉 -
Bem… eu nao tenho isso com roupa… pois mesmo eu estando de pijama ou de jeans eu me imagino como o personagem (até mesmo os mais feios, como é o caso de uns meus ai, hehe), mas eu vou muito pela mudica que escuto. Como por exemplo “Hero Nation” da banda Freedom Call, eu imagino homens e mulheres de varios reinos lutando pela liberdade e paz… ou quando escuto… ahh esqueci… bem, uma musica que incite uma certa coisa, sentimento, mesmo eu nao sabendo a traducao, eu sinto coisas relacionadas e imagino também, e quando vejo a traducao, realmente é aquilo que senti…
Desculpe-me pelo meu texto, e pelos possíveis erros ortográficos, de pontuacao principalmente, pois estou usando o celular.
E te agradeco por estas postagens maravilhosas, esrao me ajudando muito! -
Ahhh… e só para constar… estou escrevendo uma fantasia científica onde começa em uma dimensão, passa para a nossa num futuro apocaliptico ( onde o rei da Inglaterra ta doidão ), e volta para a deles… vai ser muito louco. Eu ja dei um resumo para os meus amigos leitores mais assíduos, e eles disseram que tem potencial para se tornar um grande livro… bem… o senhor anda fazendo um ótimo trabalho.
Obs: tenho 16 anos, por isso chamei-o de senhor. -
Meu deus, eu estou gritando. Que tópico maravilhoso. Como demorei tanto tempo para chegar aqui?