Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 60: Procure por conflitos para encontrar ideias de histórias.

Por Diego Schutt em 31/03/2011 Tópicos: dicas
0
12

O ponto de partida para se criar uma história de ficção é uma possibilidade de mudança positiva ou negativa que se impõem na vida de um personagem. O motivo é simples: mudanças provocam conflitos, e conflitos pedem resoluções.

Quando um personagem se confronta com um dilema, problema ou desafio, o leitor imagina o que faria naquela situação. Os conflitos da história criam oportunidades para ele pensar sobre seu próprio comportamento e experimentar, através do personagem, possíveis soluções para conflitos similares que ele enfrenta em sua vida.

Para encontrar uma ideia de história, pense em situações de conflito que exijam uma atitude imediata do protagonista. Construa o enredo ao redor das tentativas frustradas e bem sucedidas do personagem principal de lidar com as consequências das suas escolhas. Coloque-o em situações que o obrigue a mudar a forma como ele pensa, se relaciona, e se comporta.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos