Aprenda a criar experiências com palavras

Dica 60: Procure por conflitos para encontrar ideias de histórias.

Por Diego Schutt em 31/03/2011 Tópicos: dicas, Escrever Ficção, Técnicas
0
21

A semente fundamental que faz uma história de ficção crescer é uma possibilidade de mudança positiva ou negativa que surge na vida de um personagem. O motivo é simples. Se tudo na vida do protagonista segue como está, se a narrativa apenas apresenta sua rotina, sua vida como ela é normalmente, você não está escrevendo uma história, mas sim o perfil de um personagem.

Talvez esse seja o seu objetivo, escrever um texto literário onde você explora todas as nuances da personalidade do seu protagonista. Nenhum problema nisso. Mas tecnicamente, não se trata de uma história, mas sim de uma narrativa de ficção.

A definição de história traz implícita a ideia de um acontecimento incomum, extraordinário, não necessariamente no sentido grandioso e radical dessas palavras, mas significando algo inesperado, no contexto da vida de um determinado personagem.

Para encontrar uma ideia de história, pense em situações que provoquem uma reação imediata no protagonista. Isso não significa que essa situação precisa ser grandiosa ou espetacular. O acontecimento externo é menos importante do que o significado e a importância que o personagem dá para tal acontecimento.

Construa o enredo da história ao redor das tentativas frustradas e bem sucedidas do protagonista para reestabelecer um senso de controle da sua vida. Coloque-o em situações que o provoquem a mudar a forma como ele pensa, se relaciona, e se comporta.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Publicidade

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos