Aprenda a criar realidades com palavras

Projeto Mil Casmurros organiza leitura coletiva da famosa obra de Machado de Assis.

Por Diego Schutt em 11/01/2011 Tópicos: inspiração
2
0

O bacaníssimo Projeto Mil Casmurros foi criado para promover a minissérie brasileira Capitu, baseada na obra Dom Casmurro. Trata-se de uma leitura coletiva audiovisual da famosa obra de Machado de Assis.

O site do projeto estava aberto para o cadastro de qualquer um que desejasse registrar em vídeo a leitura de um trecho da obra. A leitura completa do livro foi concluída no dia 15 de dezembro de 2010, com a participação de 1000 pessoas.

Confira abaixo a abertura da minissérie.

2 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. JORGE VIDAL 28/08/2011

    Não estou de forma alguma criticando o conteúdo do seu Blog ? que entendo ser um trabalho do que se diz da obra Dom Casmurro. Entretanto, estou sim (usando este seu Blog como veículo, e me perdoe por isto) dizendo da minha grande tristeza em contatar que a maioria dos leitores de Dom Casmurro tem reduzido a obra à indevida obliqüidade e ao falso adultério de Capitu; também outras coisas do contemporâneo que decididamente não cabe na obra; diferentemente, esses dois pontos (da primeira ponderação) são elementos de intencional contradição para pegar e brincar com acadêmicos e muitos leigos como eu, que as entendi plenamente, e em nenhum momento caí nessas e em outras peraltices da genialidade de Machado, e pelo contrário, as reproduzo no trabalho citado. Senão, você e seus leitores visitem os meus Blogs sobre o assunto: REAL EVOLUÇÃO DA FEITURA DA OBRA DOM CASMURRO ? http://www.verdadedomcasmurro.blogspot.com e constatem o que tenho ponderado neste pequeno comentário. Também o Blog SÓCRATES VERSUS PLATÃO VERSUS MACHADO ? http://www.socratesplataomachado.blogspot.com .
    Atenciosamente JORGE VIDAL

  2. Diego 30/08/2011

    Oi Jorge. Para mim, a frase seguinte, do escritor Orson Scott Card, resume essa questão da interpretação de uma obra literária. ”A história propriamente dita, a verdadeira história, é a que a audiência cria em suas mentes, guiada e construída pelo meu texto para, então, ser transformada, elucidada, expandida, editada e clarificada pelas suas próprias experiências, seus próprios desejos, suas próprias esperanças e medos.” Obrigado pelo teu comentário.

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos