Escreva para expressar, não para impressionar.

Projeto Mil Casmurros organiza leitura coletiva da famosa obra de Machado de Assis.

By Diego Schutt on 11/01/2011 in Inspiração
2
0

O bacaníssimo Projeto Mil Casmurros foi criado para promover a minissérie brasileira Capitu, baseada na obra Dom Casmurro. Trata-se de uma leitura coletiva audiovisual da famosa obra de Machado de Assis.

O site do projeto estava aberto para o cadastro de qualquer um que desejasse registrar em vídeo a leitura de um trecho da obra. A leitura completa do livro foi concluída no dia 15 de dezembro de 2010, com a participação de 1000 pessoas.

Confira abaixo a abertura da minissérie.

Baixe uma amostra grátis do 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

2 Comments

  1. JORGE VIDAL 28/08/2011

    Não estou de forma alguma criticando o conteúdo do seu Blog ? que entendo ser um trabalho do que se diz da obra Dom Casmurro. Entretanto, estou sim (usando este seu Blog como veículo, e me perdoe por isto) dizendo da minha grande tristeza em contatar que a maioria dos leitores de Dom Casmurro tem reduzido a obra à indevida obliqüidade e ao falso adultério de Capitu; também outras coisas do contemporâneo que decididamente não cabe na obra; diferentemente, esses dois pontos (da primeira ponderação) são elementos de intencional contradição para pegar e brincar com acadêmicos e muitos leigos como eu, que as entendi plenamente, e em nenhum momento caí nessas e em outras peraltices da genialidade de Machado, e pelo contrário, as reproduzo no trabalho citado. Senão, você e seus leitores visitem os meus Blogs sobre o assunto: REAL EVOLUÇÃO DA FEITURA DA OBRA DOM CASMURRO ? http://www.verdadedomcasmurro.blogspot.com e constatem o que tenho ponderado neste pequeno comentário. Também o Blog SÓCRATES VERSUS PLATÃO VERSUS MACHADO ? http://www.socratesplataomachado.blogspot.com .
    Atenciosamente JORGE VIDAL

  2. Diego 30/08/2011

    Oi Jorge. Para mim, a frase seguinte, do escritor Orson Scott Card, resume essa questão da interpretação de uma obra literária. ”A história propriamente dita, a verdadeira história, é a que a audiência cria em suas mentes, guiada e construída pelo meu texto para, então, ser transformada, elucidada, expandida, editada e clarificada pelas suas próprias experiências, seus próprios desejos, suas próprias esperanças e medos.” Obrigado pelo teu comentário.

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos