Aprenda a criar realidades com palavras

Faça seu computador ler suas histórias para você.

Por Diego Schutt em 08/11/2010 Tópicos: dicas
2
5

Uma das dicas para escrever mais e melhor sugere que você revise suas histórias com seus ouvidos.

Isso ajuda a verificar ritmo, estrutura de frases, erros gramaticais e ortográficos e encadeamento de ideias.

Se você não consegue se distanciar do que escreveu dessa forma, uma boa alternativa é a utilização de softwares text to speech.

Tais programas transformam texto em áudio, permitindo que você escute o que escreveu.

Tenho instalado no meu computador (da apple) um software chamado Infovox, e estou bastante satisfeito com a qualidade do produto. Ele incorpora ao sistema uma voz em português. Tudo que preciso fazer para escutar meus textos em voz alta é selecioná-los com o mouse e pressionar duas teclas.

Antes de comprar o programa, baixei neste site gratuitamente uma versão teste que funciona por 30 dias. O software, a venda no site de um distribuidor holandês, custa 99 euros (cerca de 235 reais). Não considero barato, mas acho que é um bom investimento.

Para os usuários de windows, testei algumas opções mas não achei nenhum outro software com a mesma qualidade do Infovox. Você encontra instruções de como baixar gratuitamente uma versão teste do programa neste link.

Diferentemente do programa para mac, esta versão para pc funciona de forma similar a um editor de texto, onde você pode tanto digitar quanto colar o texto que deseja escutar. A compra do software pode ser realizada através de um dos distribuidores. A lista de países não inclui o Brasil mas inclui Portugal. Independentemente disso, acredito ser possível efetuar a compra com qualquer um dos distribuidores, já que a transação é online.

Existe uma opção gratuita de um programa text to speech neste site, que não requer instalação nenhuma. Basta copiar e colar seus textos no local indicado, mas com o limite máximo de 1000 caracteres (cerca de 150 palavras). Para textos maiores, a única solução é repetir o processo quantas vezes forem necessárias.

Considero esse programa um recurso valioso no meu processo de edição e revisão. Acredito que ele vem ajudando a melhorar a qualidade final dos meus textos. Instale a versão teste do software, avalie se vale o investimento e então deixe um comentário.

.

ATUALIZAÇÃO: os novos computadores da apple (lançados em 2012) já vem com uma voz em português instalada no sistema. A qualidade não é tão boa quanto a do software Infovox mencionado no texto acima, mas é mais do que suficiente para lhe ajudar na revisão dos seus textos.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

2 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Domingos Vidal 26/12/2010

    Vivo da minha literatura e estou a busca de melhorar mais os meus escritos. Fiquei muito contente em descobri-los na internet.
    Um abraço

    Doimingos

  2. Diego 26/12/2010

    Oi Domingos
    Seja bem-vindo! Que o Ficção em tópicos te ajude a aperfeiçoar tuas histórias ainda mais em 2011!
    Obrigado pela visita.
    abs

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada