Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 49: Manipule as expectativas do leitor.

Por Diego Schutt em 05/11/2010 Tópicos: Dicas, Técnicas
1
12

Para escrever histórias que entretenham e surpreendam, o escritor precisa conhecer as expectativas e preconceitos da sua audiência em relação aos temas abordados na narrativa.

Um rápido exemplo: “Acabei de descobrir que meu marido fugiu com minha psicóloga. Não sei o que será da minha vida sem ela.” Essa frase surpreende porque subverte o que é senso comum no tema casamento: o marido é mais importante que a psicóloga.

Se você tem consciência do que sua audiência pensa sobre algo que está para acontecer em sua história, você pode surpreender as pessoas apresentando algo diferente do que elas esperavam. Envolva seu leitor no enredo da narrativa manipulando suas expectativas, e conduzindo a história por caminhos inesperados.

_____

Coloque as dicas do site em prática com o criador do Ficção em Tópicos.

O curso/oficina online Jardineiro de Ideias vai equipar você com ferramentas práticas para desenvolver suas ideias e inspirações de uma forma mais espontânea e confiante. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

_____

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Aprenda a escrever para expressar, não para impressionar.

O Jardineiro de Ideias é um curso/oficina ONLINE que ensina a escrever ficção de um jeito mais intuitivo, espontâneo e criativo. CLIQUE AQUI para saber mais.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Um escritor tem algo a dizer sobre este texto

  1. Matheus Finger 07/01/2015

    Super legal essa dica, ajudou muito, obrigado mesmo!

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos