Aprenda a criar realidades com palavras

Escreva um livro em 30 dias.

Por Diego Schutt em 26/10/2010 Tópicos: dicas
0
0

Escreva um livro em 30 dias. Este é o desafio do National Novel-Writing Month (NaNoWriMo). Mais de 165 mil pessoas participaram do desafio em 2009 e mais de 30 mil conseguiram alcançar o objetivo de escrever uma novela com pelo menos 50 mil palavras em um mês.

O foco não está na qualidade final do texto ou da história, mas sim em produtividade, disciplina e dedicação para escrever. Edição e revisão são etapas que devem ser eliminadas durante o processo. A única coisa que importa é terminar a tarefa no prazo. Sim, você vai escrever muita porcaria, mas encare o exercício como uma oportunidade para você deixar o perfeccionismo de lado e se permitir cometer erros.

Se serve de incentivo, imagine que durante todo o mês de novembro, em diversos países do mundo, milhares de pessoas estarão escrevendo péssimos livros ao mesmo tempo que você.

O site do projeto é em inglês, mas você pode participar escrevendo em português. O desafio inicia dia 1 e termina dia 30 de novembro. Confira mais informações sobre como participar no site oficial do National Novel-Writing Month (em inglês). Se precisar de ajuda para traduzir os textos do site, envie um email para ficcao@emtopicos.com.

Sara Farinha, leitora e membra da comunidade do Ficção em tópicos no Facebook, aceitou o desafio. Confira como foi a experiência de escrever um livro em um mês para ela.

Eu também consegui escrever um livro em apenas quatro semanas. Confira o mini diário que escrevi durante o processo e os aprendizados ao final da experiência.

Se você pretende aceitar o desafio, confira abaixo algumas dicas para aumentar suas chances de concluir a tarefa (baseadas nesse artigo).

– Planejamento: 50 mil palavras em 30 dias significa escrever mais ou menos 1700 palavras por dia. O desafio inicia dia 1 de novembro, mas você pode começar a se organizar agora. Se você tem ideas para um enredo, personagens ou cenários, tenha elas a mão. Faça uma planilha com um esboço da estrutura da narrativa para ter uma visão global da história. Escreva o máximo que conseguir a cada dia e procure estar sempre a frente da sua meta. Antes de encerrar seus esforços diários, procure planejar o que vai escrever no dia seguinte tendo em mente que cenas você vai desenvolver na sequência. Mantenha papel e caneta sempre a mão para anotar ideas que surgirem quando você não estiver escrevendo. Se você acha que nada disso funciona para você, simplesmente sente e digite o que vier na sua mente a cada dia deixando as ideas fluírem espontaneamente.

– Motivação: ao invés de tentar escrever 1700 palavras de uma vez, divida a meta ao longo do dia. Escreva um pouco pela manhã, um pouco a tarde e um pouco a noite, ou qualquer combinação que se ajuste aos seu tempo livre. Avise seus amigos que você está participando do desafio e vá compartilhando a experiência e seu progresso para receber palavras de incentivo.

– Distrações: use um processador de texto que elimina distrações da tela do computador e ajudam na concentração e foco. Desconecte-se temporariamente da internet e encontre um espaço onde você tem poucas chances de ser interrompido, na sua casa, na casa de um amigo/familiar ou em algum espaço público. Use Google Docs ou My Writing Nook para poder acessar seu livro em diferentes computadores ou use o iA Writer, se você tem um iPad, para escrever onde quer que você esteja.

– Erros: você vai escrever um monte de porcaria. Não tem problema. Continue escrevendo, ainda que você deteste sua produção. Se você escrever as 50 mil palavras antes de terminar o prazo, revisite o texto e procure aperfeiçoa-lo o máximo possível. Mas mantenha em mente que, nesse caso, quantidade é mais importante do que qualidade.

Boa sorte!

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos