Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 41: Teste diferentes pontos de vista para sua história.

Por Diego Schutt em 27/10/2010 Tópicos: dicas, técnicas
3
10

Antes de começar a escrever, considere como sua história se desenvolveria se fosse narrada a partir do ponto de vista de cada um dos personagens principais.

Imagine as vantagens e desvantagens de escolher um narrador ou outro, avaliando qual deles tem mais potencial de atrair o interesse do leitor. Considere que personagem, sozinho ou acompanhado, tem o potencial de narrar a história com mais honestidade, e oferecer aos leitores algo de verdadeiro, novo e inusitado sobre o tema.

Esse exercício também ajudará você a entender melhor os dramas e conflitos centrais da sua narrativa a partir de diferentes pontos de vista, dando a você uma visão mais global da história.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

3 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Fabrício 11/10/2014

    Olá, gostei muito do texto.

    Mas fiquei com uma dúvida quanto ao meu livro.

    A protagonista até então é uma menina de 12 anos, e a história tem cenas de gravidez na adolescência, discussão sobre aborto e maltrato às mulheres. Por enquanto tudo foi narrado pelo ponto do vista dela e de outros personagens na mesma faixa etária porque minha intenção inicial era que fosse uma história infantil.

    Minha dúvida é a seguinte: Muitos adultos não gostam de ler livros com crianças como personagens principais e ao mesmo tempo não o acho totalmente adequado para uma criança. Qual seria uma boa solução?

  2. Author
    Diego Schutt 17/10/2014

    Oi Fabrício

    Me pergunto se os temas gravidez na adolescência, aborto e violência doméstica são adequados para o público infantil. Sugiro que você primeiro defina a história que você quer contar e só depois se preocupe com o público que poderá se interessar por ela.

    Boa sorte.
    sds
    Diego

  3. Fabrício 17/10/2014

    Valeu pela resposta, Diego.

    Já sei o que fazer agora.

    Sucesso aí pra você e pro site!

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada