Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 40: Escreva independentemente do seu humor.

Por Diego Schutt em 20/10/2010 Tópicos: dicas, técnicas
3
11

Escrever somente quando você se sente inspirado limita sua criatividade. Cada estado de espírito é uma oportunidade única para você desenvolver um aspecto diferente da sua história, e introduzir mais emoção e complexidade emocional aos seus personagens.

Quando estiver irritado, use sua raiva para escrever um diálogo eletrizante. Quando se sentir preocupado, se imagine como um personagem e escreva uma cena onde você encontra uma solução para suas ansiedades. Quando estiver melancólico, descreva em minúcias as causas da sua tristeza.

Aprenda a explorar sua energia emocional de uma forma mais criativa e produtiva. Procure por personagens nas suas histórias que possam se beneficiar do que você está sentindo.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

3 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. anderson souza 13/02/2013

    boa noite.,

    belíssimo blog, estou aprendendo mito e criando coragem para escrever

  2. Wallacy Ryan 25/03/2013

    J.K Rowling conseguiu dar a Harry Potter um fundo emocional e ele em relação ao seus pais no mesmo período em que o pai dela morreu. Ela refletiu o que sentia no livro, atrevés de superação, tristeza e etc

  3. Diego Schutt 02/04/2013

    Oi Wallacy. Todas as emoções são matéria-prima para escrevermos histórias. Em momentos difíceis, como a morte de um familiar, acredito que o exercício de escrever nos ajuda a transformar nossa tristeza em arte.

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada