Quando você está muito envolvido e entusiasmado com uma ideia, produz páginas e mais páginas com uma facilidade assustadora. A história parece estar se escrevendo sozinha, os personagens parecem ter vida própria, e você se sente um poço de criatividade sem fim.
Quando estiver procurando por ideias para escrever, sempre desconfie daquelas que se oferecem rápido demais. Todo processo criativo é angustiante. Nosso primeiro impulso é procurar por uma solução o mais rápido possível para aliviar a tensão inerente a qualquer esforço de criação artística.
Essas ideias que vem com muita facilidade convivem muito próximas das histórias que você leu em livros, assistiu em filmes ou em seriados de televisão. Avalie se sua ideia é realmente original, ou se você acidentalmente se deixou levar pelo seu primeiro impulso criativo.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
1 Comment
-
Por vezes tenho esse poço sem fim (de criatividade não sei) mas de palavras empilhadas nas páginas. mas antes de tudo estabeleço vários pontos que “tenho” de escrever para não cair nesse erro de copiar o que já está feito. (só espero não estar a fazer nada de errado)
Desde já, muitos parabéns Diego. não sei se fez isto sozinho mas, sozinho ou não, criar este montão de dicas é algo magnífico e que se pode admirar 🙂