Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 31: Domine a estrutura narrativa clássica.

By Diego Schutt on 30/09/2010 in Dicas, Escrever Ficção, Técnicas
5
24

A estrutura de uma história de ficção é a forma como o escritor organiza as informações da narrativa para expressar suas ideias e pensamentos sobre um determinado tema. A estrutura narrativa conhecida como arco dramático é considerada clássica porque ela expressa a forma mais básica e universal como nossa mente processa informações para preservar nossa integridade física e psicológica. Do ponto de vista biológico e instintivo do ser humano, a vida é uma batalha constante contra os pequenos e grandes obstáculos que impedem a realização dos nossos desejos mais básicos aos mais complexos.

Histórias estruturadas ao redor de um arco dramático são criadas com base na tentativa do protagonista de resolver ou lidar com um conflito que o impede de alcançar um desejo ou objetivo. As experiências vividas ao longo do enredo e cada ação e decisão do personagem tomada para reganhar um senso de controle sobre sua vida resultam – no final da narrativa – na criação de uma nova realidade, que pode ser melhor ou pior do que era antes do início da história, mas nunca igual.

Se você vem escrevendo livremente – sem grandes preocupações com a estrutura do texto – e não consegue desenvolver ou terminar suas histórias, suas narrativas possivelmente não estão estruturadas ao redor do arco dramático de um personagem.

Entenda como as narrativas de arco dramático funcionam e pratique escrever textos usando esta estrutura. Seus experimentalismos literários ou decisões estruturais que se afastam da forma clássica devem ser escolhas conscientes que têm como objetivo alcançar um certo efeito ou provocar certa reação.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Baixe uma amostra grátis do 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

5 Comments

  1. Meison Almeida 10/12/2012

    Olá Diego,

    Estou acompanhando suas dicas e são realmente muito boas. É como eu falo normalmente as melhores dicas são as que parecem óbvias, mas você nunca se deu conta e outro teve que indica-las para você.

    Essa dica de utilizar a estrutura clássica me lembrou a história do filme Matrix, onde eles comentam que os humanos não aceitaram uma realidade virtual perfeita.

    Parabéns pelas dicas, realmente nos ajudam.

    Abs,
    Meison

  2. Diego Schutt 10/12/2012

    Oi Meison

    Legal que voce está curtindo as dicas. Faltam apenas mais 2 para terminar a série.

    Obrigado pela mensagem.

    abs
    Diego

  3. Welben Ribeiro 01/11/2016

    Adorei as dicas, Diego. Queria dar a sugestão pra que você coloque, se possível, uma forma do leitor abrir todas as dicas em um único texto corrido. Foi meio cansativo ter que abrir link por link. Mas valeu a pena.

  4. Leonardo Grielber 30/04/2018

    uma pergunta me não usar a narrativa clássica não significa obrigatoriamente ignorar regras básicas de logica e coerência narrativa básica ou significa ?

  5. Author
    Diego Schutt 02/05/2018

    Oi Leonardo

    A estrutura não está relacionada à lógica e coerência da narrativa, mas sim à forma como o escritor seleciona e organiza as informações sobre a história para criar uma determinada experiência de leitura. Você encontra mais detalhes sobre a diferença entre diferentes estruturas neste artigo: http://ficcao.emtopicos.com/estrutura/modos-de-narracao/

    Espero que ajude.
    abs
    Diego

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos