Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 30: Respeite as regras que você criar para sua história.

By Diego Schutt on 25/09/2010 in Dicas
0
8

Você tem completa liberdade para inventar cada detalhe do universo de ficção da sua história. Mas isso não significa que suas decisões podem ser completamente aleatórias. Sua história precisa ser consistente e coerente para envolver o leitor.

A narrativa deve ser construída e sustentada dentro de uma lógica, ainda que essa lógica seja completa invenção da sua cabeça. Se no final da história, seu protagonista estiver no último andar de um prédio em chamas sem saber o que fazer, você não pode simplesmente dar a ele a habilidade de voar, a não ser que você tenha estabelecido em algum ponto no início do enredo que isso é possível nesse universo de ficção.

Defina as regras da sua história nas primeiras páginas e capítulos, e certifique-se de que você as está respeitando da primeira frase até o último ponto final.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Conheça o 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

0 Comments

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos