Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 29: Tempere suas histórias com drama e comédia.

Por Diego Schutt em 25/09/2010 Tópicos: dicas, técnicas
7
9

Drama e comédia provocam emoções opostas: tensão e angústia versus relaxamento e diversão, respectivamente. Sua história sempre vai explorar com mais intensidade um gênero ou outro, mas uma combinação assimétrica dos dois resultará em uma aventura emocional mais interessante para o leitor.

Se você está escrevendo um drama, inclua alguns momentos engraçados para quebrar a tensão. Se sua história é uma comédia, permita que os personagens, em algum momento, revelem algo mais profundo e dramático sobre suas personalidades.

Esse contraste entre risos e emoções tornarão mais vívidas as cores do gênero que você está escrevendo.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

7 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. David Santos 10/02/2015

    mas como eu posso conseguir misturar drama, comédia, angústia, pois sou um novato, quais são as dicas para que meu livro possa envolver os leitores Diego?

  2. Author
    Diego Schutt 10/02/2015

    David, todos os textos do Ficção em Tópicos tentam responder a sua pergunta sobre como envolver os leitores na sua história. Teste as dicas e técnicas do site, escreva, reescreva, peça a opinião de outras pessoas, reavalie, repense, reconsidere, reescreva novamente. Aos poucos, esse processo vai resultar em uma história com mais potencial de envolver os leitores.

  3. Lucas 26/08/2015

    Nossa Diego parabéns suas dicas são maravilhosas eu tambem gosto de escrever historias e essas suas dicas me ajuda muito,obrigafo por bos oferecer esse guia incrivel!!!

  4. Alexandra Provost 31/08/2015

    Olá Diego, a minha dúvida é como recorrer a um pouco de comédia sem soar vulgar ou cair no erro da comédia barata e acabar por ridicularizar uma cena.
    Obrigada pelas excelentes dicas!

  5. Author
    Diego Schutt 03/09/2015

    Alexandra, preciso escrever um site inteiro para responder a sua pergunta. 🙂

    De forma geral, acredito que bons comediantes usam seu senso de observação aguçado para fazer graça, usando como matéria-prima a forma particular como eles enxergam o mundo e as pessoas. Já os comediantes baratos e vulgares usam preconceitos para fazer graça porque os estereótipos fazem o “trabalho pesado” de contextualizar a piada. Minorias são alvos fáceis. Gosto de comediantes que conseguem encontrar graça em detalhes mundanos que nos passam desapercebidos.

  6. Alexandra Provost 05/09/2015

    Obrigada pela dica!

  7. Iv(iarla) 16/01/2016

    como posso criar uma história que faça chorar?Não precisa ser muito triste só que faça derramar pelo menos uma lágrima que seja

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos