Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 28: Recompense o tempo do leitor.

By Diego Schutt on 21/09/2010 in Dicas
1
13

Quem lê histórias de ficção procura uma experiência emocional. Faça seu leitor rir, chorar, se surpreender, se indignar, se aterrorizar. Faça ele sentir alguma coisa, porque no momento que ele ficar indiferente ao que você escreve, seu texto será abandonado.

Toda história propõe uma transação. O leitor lhe dá seu tempo e atenção e, em retorno, você o entretém. Edite seus textos julgando cada frase com o olhar de quem não tem tempo, é impaciente, não acredita que um escritor iniciante vai produzir nada que preste.

Recompense o tempo que o leitor está investindo na sua história em cada frase. Faça isso e tenha certeza de que seus textos terão muito mais chances de serem lidos.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Conheça o 1º Ebook do Ficção em Tópicos

About the Author

Diego SchuttView all posts by Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

1 Comment

  1. Helio Vinicius 11/06/2015

    Diego, muito obrigado por essas dicas incríveis, cada dica que leio vem um flash na minha mente sobre uma história que eu poderia fazer, estou aprendendo cada vez mais.
    Obrigado de verdade.

Add comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos