Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 26: Acredite no que você escreve.

Por Diego Schutt em 21/09/2010 Tópicos: dicas
0
8

O enredo da sua história deve contextualizar, discutir e justificar sua opinião sobre o tema central abordado no texto. Cada cena é como um argumento que reforça ou questiona a teoria sobre a vida que você está tentando provar.

Se você escreve uma história sobre um policial que testemunha seu filho atropelando um mendigo e fugindo, o tema central da narrativa poderia ser “assumir responsabilidades”. O enredo, nesse caso, poderia levantar discussões sobre o que é mais importante: proteger um membro da família ou fazer justiça. Se ao final da história, o policial denuncia o filho, você está passando a ideia de que leis sociais são mais importantes do que relações pessoais.

Para convencer o leitor sobre as visões de mundo que você compartilha em seus textos, você precisa acreditar nas verdades que suas histórias se propõe a provar. Tenha claro o que você pensa sobre o tema central da narrativa. Organize suas cenas alternando pontos contra e a favor de sua teoria sobre a vida, dramatizando seus argumentos através das ações e reações dos personagens.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt

Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos