Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 26: Acredite no que você escreve.

Por Diego Schutt em 21/09/2010 Tópicos: Dicas
0
18

Talvez você não tenha consciência do que tá tentando expressar com a sua história, mas inevitavelmente o seu texto está carregado de valores morais. Toda história de ficção vende um modo de ver o mundo que procura reforçar certos valores e opiniões sobre o que o escritor considera certo e errado, importante e irrelevante, aceitável e inaceitável. A gente dedica tanto tempo das nossas vidas lendo sobre personagens inventados enfrentando problemas de faz de conta justamente porque as histórias desses personagens nos ajudam a colocar as nossas opiniões e os nossos valores em perspectiva.

Em um mundo onde reina o politicamente correto, onde as pessoas tentam evitar conflito a todo custo, onde a maioria prefere concordar pra ser educado do que discordar e defender a sua opinião, as pessoas respeitam e admiram quem tem coragem para afirmar e defender suas convicções, ainda que elas vão contra ao que é senso comum. Um escritor precisa de coragem para dizer alguma coisa, pra defender uma ideia, pra celebrar uma certa forma de olhar para o mundo.

Já existem milhares de histórias que ficam em cima do muro, que não dizem nada, que não envolvem as nossas emoções. Então como se escreve uma história que diz alguma coisa de relevante e envolve as emoções do leitor? Você faz isso escrevendo sobre as verdades em que você acredita, escrevendo sobre os valores que guiam sua vida, sobre assuntos que fazem seu sangue ferver, sobre situações que fazem você sorrir, sobre momentos bonitos que passam desapercebidos, sobre injustiças que você quer ajudar a consertar. Escreva sobre um tema que mexe com alguma coisa dentro de você. Esse é o melhor caminho para mexer com alguma coisa dentro do leitor.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 8 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copyright 2010-2018 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos