Escreva para expressar, não para impressionar.

Dica 20: Revise suas histórias com os ouvidos.

Por Diego Schutt em 01/09/2010 Tópicos: Dicas
1
7

Suas palavras soam diferente dentro e fora da sua cabeça. Ao revisar e editar suas histórias, leia seus textos em voz alta para verificar o ritmo da narrativa, a estrutura de frases e encadeamento das ideias.

Se você não consegue se distanciar do que escreveu dessa forma, peça que outra pessoa leia o texto em voz alta para você. Feche os olhos e preste atenção à história como se fosse a primeira vez que você estivesse tomando contado com ela.

Outra opção é usar softwares “text to speech” que transformam texto em áudio e fazem o computador ler em voz alta para você. Esses programas são ótimos aliados os processos de edição e revisão, e ajudam na melhora da qualidade final das suas histórias.

_____

Coloque as dicas do site em prática com o criador do Ficção em Tópicos.

O curso/oficina online Jardineiro de Ideias vai equipar você com ferramentas práticas para desenvolver suas ideias e inspirações de uma forma mais espontânea e confiante. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

_____

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Aprenda a escrever para expressar, não para impressionar.

O Jardineiro de Ideias é um curso/oficina ONLINE que ensina a escrever ficção de um jeito mais intuitivo, espontâneo e criativo. CLIQUE AQUI para saber mais.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 10 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

Um escritor tem algo a dizer sobre este texto

  1. Renan Pereira 29/01/2015

    Valiosíssima essa dica do “text to speech”.
    Obrigado!

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright 2010-2019 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos