Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 9: Teste suas ideias de história.

Por Diego Schutt em 19/08/2010 Tópicos: dicas
10
8

Quando você decide transformar uma ideia em história, algumas vezes você se decepciona com o resultado. Isso acontece porque dentro da cabeça, muitas das suas ideias só fazem sentido porque estão interconectadas com seus conhecimentos e experiências. Sem essas associações pessoais, elas não sobrevivem a viagem da sua mente para o papel.

É comum que escritores se apaixonem por uma ideia de história e descubram mais tarde, depois de meses ou até anos de trabalho, que elas não fazem sentido, ou não parecem interessantes para mais ninguém.

Se você está escrevendo para ser lido, antes de investir todo o seu tempo e energia em um projeto, compartilhe a ideia central da sua história com algumas pessoas. É uma oportunidade para você considerar como pode torná-la ainda mais envolvente.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

10 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. emille 26/12/2012

    que titulo eu boto?

  2. Diego Schutt 27/12/2012

    Oi Emille

    Para encontrar um título, eu recomendo que você escreva 20 ou mais opções, baseado em alguma palavra, frase ou expressão que represente sua história. Escolha aquele que você considerar mais curioso, diferente, pouco usual.

  3. Nelson Ferreira 27/12/2012

    Acho que estou com esse mesmo problema. Empolgo-me com facilidade ao pensar em uma cena, mas depois de reler o que escrevi acabo me decepcionando. O planejado parecia muito legal, mas quando colocado no papel…

    O jeito é tomar coragem e pedir a alguém que leia o meu texto e que dê uma opinião sincera sobre ele.

    Essa foi uma dica ótima, mas que talvez sirva como um balde de água fria para mim e para muitas pessoas…

  4. Diego Schutt 28/12/2012

    Você não esta sozinho, Nelson. Acontece comigo até mesmo com os textos que publico no Ficção em Tópicos. Certos artigos que considero interessantes não recebem muita atenção. Outras textos que considero medianos recebem diversos comentários positivos. A única forma de saber o que funciona é escutando a opinião de outras pessoas.

    Obrigado pelo comentário e pela leitura.

    sds
    Diego

  5. Claudio Divino Pereira 12/01/2013

    Dicas muito valiosas! Tô gostando demais!

  6. Diego Schutt 14/01/2013

    Legal Claudio.

    Obrigado pela mensagem!

  7. Talita 22/01/2013

    Realmente essas dicas são muito valiosas.

  8. Vinicio 06/02/2014

    Baseando-me nesse exemplo devo ter um livro inteiro na mente, mas não escrevi nem mesmo duas páginas! Manter o foco é complicado! Testar as ideias é desafiador porque uma vez que a pessoa conhece a base da história, teremos que nos esforçar mais para surpreendê-la.

  9. Fernando Alves 10/02/2014

    ótimas dicas.

  10. Laurent Saint du Maroni 30/05/2016

    Realmente, esse é de fato um problema frustrante. Já perdi as contas das vezes que eu desenvolvi idéias para meu livro e ainda sim, nunca parecem interessantes. Acontece que no final de tudo, eu acabo mesmo criando um livro de idéias ao invés de um livro sobre a ideia que eu desenvolvo.

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos