Muitas das suas ideias só fazem sentido porque estão interconectadas com seus conhecimentos e experiências. Sem essas associações pessoais, muitas vezes elas não sobrevivem a viagem da sua mente para o papel.
É comum que escritores se apaixonem por uma ideia de história e descubram mais tarde, depois de meses ou até anos de trabalho, que elas não fazem sentido ou não parecem interessantes para mais ninguém.
Se você está escrevendo para ser lido, antes de investir todo o seu tempo e energia em um projeto, compartilhe alguns trechos da sua história com algumas pessoas. É uma oportunidade para você ganhar perspectiva sobre sua ideia.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
10 Comments
-
que titulo eu boto?
-
Oi Emille
Para encontrar um título, eu recomendo que você escreva 20 ou mais opções, baseado em alguma palavra, frase ou expressão que represente sua história. Escolha aquele que você considerar mais curioso, diferente, pouco usual.
-
Acho que estou com esse mesmo problema. Empolgo-me com facilidade ao pensar em uma cena, mas depois de reler o que escrevi acabo me decepcionando. O planejado parecia muito legal, mas quando colocado no papel…
O jeito é tomar coragem e pedir a alguém que leia o meu texto e que dê uma opinião sincera sobre ele.
Essa foi uma dica ótima, mas que talvez sirva como um balde de água fria para mim e para muitas pessoas…
-
Você não esta sozinho, Nelson. Acontece comigo até mesmo com os textos que publico no Ficção em Tópicos. Certos artigos que considero interessantes não recebem muita atenção. Outras textos que considero medianos recebem diversos comentários positivos. A única forma de saber o que funciona é escutando a opinião de outras pessoas.
Obrigado pelo comentário e pela leitura.
sds
Diego -
Dicas muito valiosas! Tô gostando demais!
-
Legal Claudio.
Obrigado pela mensagem!
-
Realmente essas dicas são muito valiosas.
-
Baseando-me nesse exemplo devo ter um livro inteiro na mente, mas não escrevi nem mesmo duas páginas! Manter o foco é complicado! Testar as ideias é desafiador porque uma vez que a pessoa conhece a base da história, teremos que nos esforçar mais para surpreendê-la.
-
ótimas dicas.
-
Realmente, esse é de fato um problema frustrante. Já perdi as contas das vezes que eu desenvolvi idéias para meu livro e ainda sim, nunca parecem interessantes. Acontece que no final de tudo, eu acabo mesmo criando um livro de idéias ao invés de um livro sobre a ideia que eu desenvolvo.