Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 7: Monitore sua produtividade e motivação para escrever.

Por Diego Schutt em 17/08/2010 Tópicos: dicas
6
14

Concentração e foco são fundamentais para escrever. Evite o abuso de práticas contra-produtivas, procrastinação e queda de motivação estabelecendo um período de tempo determinado para suas sessões de escrita entre 25 e 35 minutos.

Use um cronômetro com alarme para lhe indicar o final de cada sessão. Então avalie se você está focado, ou se você está distraído com atividades paralelas.

As ideias estão fluindo com facilidade? Você está concentrado nos seus pensamentos? O tempo parece ter voado? Então dispare o cronômetro novamente e inicie uma segunda sessão.

Sua mente segue interrompendo você com assuntos aleatórios? Você já checou o seu email e Facebook mais de duas vezes? Está tentando consertar a mesma frase há 10 minutos? Nesse caso, pare de escrever e procure um outro momento do dia em que você estiver menos distraído.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

6 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Luiz Valério 22/01/2011

    Apesar de trabalhar diariamente com escrita, uma vez que sou jornalista, preciso monitorar minha motivação e produtividade para escrever cônicas e textos literários. Na verdade, preciso estabelecer uma rotina de escrita fora do trabalho. Este blog está me ensinando como.

  2. Diego 22/01/2011

    Preencher uma página em branco é sempre um desafio Luiz. Espero que os textos do site te deem coragem e inspiração para criar. Boa sorte e obrigado pela visita. abs

  3. Erick de Vathaire 28/11/2013

    Mano vc vai msm me obrigar a vir aqui de 2 em 2 dicas?

    Isso eh uma coisa que nao rola muito comigo, o que acontece eh algo externo me obrigar a parar (Nao fome, nao sono, uma pessoa, geralmente com um problema.), poucos dias atras peguei uma madrugada inteira pra escrever.

    Nao parei por 5 minutos, e quando parei foi pq tive de ir pra escola, e fiquei com raiva pq nao tnha terminado tudo o que queria heuheuehuehu

    Ok vou passar isso para amigos apenas e pra mim relogio de 1 em 1h

    Vlw novamente Diego

  4. Vinicio 06/02/2014

    Dica perfeita! Começo hoje!

  5. paulo moreira 10/02/2014

    gostei muito de descobrir este site.
    estou precisamente a procurar investir nessa actividade e é mesmo um bom sítio para vir inspirar-me 🙂
    obrigado Diego!
    até breve

  6. ONAI ONAI 15/01/2017

    Há um livro do Stephen King chamado Sobre a Escrita – A Arte em Memórias, no qual ele fala entre outras coisas justamente sobre determinar um período do dia para a escrita. Na caso dele eram as primeiras horas do dia voltadas só para a escrita. Claro que para quem não vive exclusivamente da escrita e não tem muito tempo livre fica meio difícil estipular muito tempo. Mas se analisarmos quantas horas por dia muitas vezes perdemos vendo besteiras, seja no PC, no celular ou na televisão, dá sim para dedicar pelo menos uma hora, é só uma questão de prioridades. Pelo menos é o que eu acho.

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada