Concentração e foco são fundamentais para escrever. Evite o abuso de práticas contra-produtivas, procrastinação e queda de motivação estabelecendo um período de tempo determinado para suas sessões de escrita entre 25 e 35 minutos.
Use um cronômetro com alarme para lhe indicar o final de cada sessão. Então avalie se você está focado, ou se você está distraído com atividades paralelas.
As ideias estão fluindo com facilidade? Você está concentrado nos seus pensamentos? O tempo parece ter voado? Então dispare o cronômetro novamente e inicie uma segunda sessão.
Sua mente segue interrompendo você com assuntos aleatórios? Você já checou o seu email e Facebook mais de duas vezes? Está tentando consertar a mesma frase há 10 minutos? Nesse caso, pare de escrever e procure um outro momento do dia em que você estiver menos distraído.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
6 Comments
-
Apesar de trabalhar diariamente com escrita, uma vez que sou jornalista, preciso monitorar minha motivação e produtividade para escrever cônicas e textos literários. Na verdade, preciso estabelecer uma rotina de escrita fora do trabalho. Este blog está me ensinando como.
-
Preencher uma página em branco é sempre um desafio Luiz. Espero que os textos do site te deem coragem e inspiração para criar. Boa sorte e obrigado pela visita. abs
-
Mano vc vai msm me obrigar a vir aqui de 2 em 2 dicas?
Isso eh uma coisa que nao rola muito comigo, o que acontece eh algo externo me obrigar a parar (Nao fome, nao sono, uma pessoa, geralmente com um problema.), poucos dias atras peguei uma madrugada inteira pra escrever.
Nao parei por 5 minutos, e quando parei foi pq tive de ir pra escola, e fiquei com raiva pq nao tnha terminado tudo o que queria heuheuehuehu
Ok vou passar isso para amigos apenas e pra mim relogio de 1 em 1h
Vlw novamente Diego
-
Dica perfeita! Começo hoje!
-
gostei muito de descobrir este site.
estou precisamente a procurar investir nessa actividade e é mesmo um bom sítio para vir inspirar-me 🙂
obrigado Diego!
até breve -
Há um livro do Stephen King chamado Sobre a Escrita – A Arte em Memórias, no qual ele fala entre outras coisas justamente sobre determinar um período do dia para a escrita. Na caso dele eram as primeiras horas do dia voltadas só para a escrita. Claro que para quem não vive exclusivamente da escrita e não tem muito tempo livre fica meio difícil estipular muito tempo. Mas se analisarmos quantas horas por dia muitas vezes perdemos vendo besteiras, seja no PC, no celular ou na televisão, dá sim para dedicar pelo menos uma hora, é só uma questão de prioridades. Pelo menos é o que eu acho.