Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 4: Inspire-se antes de começar a escrever.

Por Diego Schutt em 16/08/2010 Tópicos: dicas, inspiração
11
19

Antes de mergulhar de cabeça em um texto, estimule seu instinto criativo com atividades que mexem com suas emoções.

Descubra suas maiores fontes de inspiração e motivação para criar histórias. Use-as como combustível para dar início ao seu processo de criação.

Assista a um filme que faz você morrer de rir. Leia um dos seus contos favoritos. Recite uma poesia que faz você se arrepiar. Escute uma música que faz você chorar. Converse com amigos que forçam você a explorar suas ideias e opiniões a fundo. Estude técnicas de escrita que façam você se sentir desafiado a testá-las na prática.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

11 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Nicole 22/03/2013

    O que mais me inspira é ouvir músicas arrepiantes com o fone de ouvido! Isso me faz ter emoções e me dá a facilidade de escrever melhor!

  2. Diego Schutt 02/04/2013

    Nicole, também uso música para me inspirar quando estou desenvolvendo uma ideia de história. As melodias me ajudam a desligar meus pensamentos e ativar minhas emoções.

  3. DaniloR. 24/06/2013

    Também gosto de fazer isso. Costumo a ouvir música ambiente, psicodélicas, experimental, ou só instrumental antes de começar a escrever. Esses tipos de som, são capazes de criar ambiente na minha cabeça, isso faz com que a inspiração bata com mais facilidade.

  4. Diego Schutt 25/06/2013

    Oi Danilo

    Também gosto de músicas ambiente/experimental/instrumental para escrever. Se tiver letra, eu começo a prestar atenção e me desconcentro. 😉

    Obrigado pelo comentário.
    sds
    Diego

  5. Leandro Nascimento 18/08/2013

    Ouço músicas como de Yann Tiersen me inspira muito!!!

  6. Vinicio 06/02/2014

    Músicas são mesmo fantásticas, não é? Eu mesmo quero produzir histórias expandindo o universos de algumas canções. Acho que elas me dizem tanta coisas que as pessoas não ouvem que seria interessante passar isso adiante. Uma dica é usar programas de edição para “retirar as vozes” ou procurar versões intrumentais de canções inspiradoras. Muito bom!

  7. keren 19/01/2015

    Cara vc tá me ajudando muito <3

  8. Mário 23/08/2015

    Escrevo ouvindo uplifting trance. Não tem gênero musical que mais me inspira.

  9. DANIELLE MARQUES 09/12/2015

    BOA NOITE! ESPERO CONTAR MAIS VEZES COM SUAS DICAS. ME AJUDARAM BASTAAANTE ESTA NOITE. abraços!

  10. ONAI ONAI 15/01/2017

    Além das dicas acima citadas eu acrescentaria procurar também elevar a mente a um estado meditativo antes de escrever, se a mente não estiver calma e concentrada creio ser mais difícil organizar as ideias. Um livro que li sobre o assunto e achei muito interessante chama-se Yoga para Nervosos de Hermógenes. Fica a dica.

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos