Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 2: Decida os gêneros que você quer escrever.

Por Diego Schutt em 15/08/2010 Tópicos: dicas
31
37

Ainda que você se interesse por diversos gêneros, decida em quais você deseja se especializar. Escolha aqueles com os quais você mais se identifica, e invista no aperfeiçoamento de suas habilidades nesses gêneros.

Se você quer escrever romances policiais, leia todos os que encontrar pela frente. Pesquise obsessivamente a rotina do trabalho da polícia, conheça os procedimentos específicos na investigação de crimes, estude leis e direitos civis.

Se você quer escrever comédias românticas, leia uma atrás da outra. Estude a psicologia das relações, encontre regularmente seus amigos com problemas emocionais, leia o perfil de centenas de pessoas em sites de relacionamentos.

Entenda as convenções de qualquer que seja o tipo de história que você quer escrever. Ler textos de diferentes gêneros enriquece seu repertório linguístico e técnico, mas não se desespere achando que um escritor deve saber escrever todo tipo de história.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

31 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Junior 27/12/2012

    Dicas maravilhosas, obrigado por existir.

  2. Diego Schutt 27/12/2012

    Junior, obrigado a você pela mensagem de incentivo! 😉

  3. mateus 15/01/2013

    ÓTIMO site, essas dicas sem duvida são muito uteis, obrigado por compartilha-las.

  4. Diego Schutt 16/01/2013

    Valeu Mateus! Obrigado pela leitura.

  5. Diana D. 22/01/2013

    Muito interessante esse site, já está nos meus favoritos.
    Parabéns pelo ótimo trabalho.

  6. Diego Schutt 22/01/2013

    Obrigado pela mensagem Diana!

  7. J. T. Nakamura 27/01/2013

    Muito boa a dica. Conheço pessoas que escrevem para “todos”. Particularmente acho isso uma forma errada de escrever, devemos selecionar para quem estamos escrevendo. Não precisamos agradar todos, fazendo dessa forma acabamos não agradando ninguém. Conheço alguém que escreve uma “mistureba”.

    Nunca tente agradar todos 😉

    Agradeço.

  8. Diego Schutt 28/01/2013

    João, acredito que é importante para quem está começando experimentar com diferentes gêneros. Escrever simplesmente motivado por agradar um certo público ou por agradar a todos vai provavelmente resultar em textos sem vida. Minha visão é que o ponto de partida para se criar uma história deve ser o desejo de expressar uma verdade pessoal.

    Obrigado pelo comentário e pela leitura.

    sds
    Diego

  9. J. T. Nakamura 28/01/2013

    Concordo com você, Diego. Tenho um conhecido que está no processo de escrita do seu livro. E pelo que me parece, ele tenta agradar todo mundo, fez uma mistura inacreditável, misturando religião, mitologia, ciência, tecnologia e muito mais. Sei que cada um tem sua forma de pensar e assim escrever, mas acredito que se cada tema desses fossem abordados em um livro diferente o sucesso seria maior. Quem lê sobre tecnologia, não iria comprar o livro pela parte religiosa e assim por diante. E para “ajudar”, são mais de 3 livros, eu não tenho coragem de falar sobre essa “mistura” com ele.

    Obrigado pela resposta.

  10. Débora Marinho de Moraes 13/02/2013

    Para escrever fantasia, além de livros de aventura, o que mais posso pesquisar.
    obg 🙂

  11. RK 10/03/2013

    Escrevo historias bem melhores e com muita mais vida porque existem pessoas como você, que não é um degrau, mas sim um corrimão para nos auxiliar nesse longo caminho, parabens pelo forum e espero que continue com essas dicas e aulas que tanto me ajudaram.

    E que venha novos escritores inspirados em sua ajuda.

  12. Diego Schutt 18/03/2013

    Oi Rk. Obrigado pela sua mensagem. Grande incentivo para eu continuar investindo no projeto. Espero que as dicas do Ficção em Tópicos ajudem você a escrever ótimas histórias.

  13. Ana C. Stasiak 20/07/2013

    Descobri há uns anos que amo escrever, mas não sei o que vem acontecendo comigo, pois não tenho tido ânimo para escrever. Não sei se é preguiça, falta do que escrever, tempo, inspiração… Acho que é uma mistura disso tudo. Sei que depende só de mim, e esse site com certeza me ajudará muito ainda, é como se ele fosse uma compilação das minhas ideias organizadas! Só tenho a agradecer a esse site, simplesmente perfeito! Imploro que jamais o tirem do ar, continuem assim, incentivo demais esse trabalho!

  14. José Matias 04/08/2013

    Olá Diego!
    Fiquei maravilhado com o seu blog. Eu gosto de pesquisar na internet sobre muitos temas que me interessam, para me ajudarem a fazer abordagens mais completas sobre os temas que escrevo. A minha área principal é a dos livros técnicos de eletricidade e eletrónica, mas, fundamentalmente gosto é de escrever. Gosto de grandes projetos que me absorvam por completo e que me permitam estabelecer um enorme esqueleto com todas as vertentes que tenho que analisar. Isso, tenho encontrado nos livros que escrevo. Gostei muito das dicas que tenho lido, embora só tenha lido algumas. Mas vou continuar a lê-las e vou comentando. Nos meus sites http://www.josematias.pt e http://www.josematias.pt/eletr encontra alguns textos que poderão, eventualmente interessar-lhe, bem como aos seus leitores.
    Ah, vou colocar um link nos meus sites, para o seu blog, se não vir inconveniente. Obrigado.

  15. Diego Schutt 09/08/2013

    Ana, essa falta de ânimo também me visita de vez em quando. Acho que o melhor que podemos fazer é seguir colocando palavras no papel até que aquela vontade louca de escrever reapareça. Espero que as dicas do Ficção em Tópicos inspirem você.

    Obrigado pela mensagem.
    sds
    Diego

  16. Diego Schutt 15/08/2013

    Oi José

    Fico feliz que você tenha gostado das dicas. Espero que o Ficção em Tópicos ajude você a escrever mais e melhor.

    Obrigado pela mensagem.
    sds
    Diego

  17. Priscila Marques 07/10/2013

    Mais uma vez agradecendo pelas dicas, faço isso constantemente. Mas não consigo ser tão específica em meu gênero, gosto de escrever coisas no estilo RPG, vampiros e ficção científica ou tudo junto rsrs. Um autor pode ser bom em mais de um gênero, desde que sejam gêneros +/- semelhantes?

  18. Othon 13/11/2013

    Está de parabéns cara, é raro achar pessoas boas como você que ajudam de tal forma – que sendo rápida e clara, tira muitas dúvidas… 😀

  19. Erick de Vathaire 28/11/2013

    Parabens pelo site, estando apenas na Dica 2 percebo que todas elas serao bem explicadas e decentes (Revirei jah varios sites com dicas para escritores, a maioria dah 5 ou 10 dicas faceis.)

    Ps.: Faco narrativas macabras, pesquisar no google “Quero me matar” seria util??kkkkkkkk (Jah fiz e recomendo, tem muita gente com motivo besta porem tem uns chocantes muito bom porem extremamente pesado)

  20. Vinicio 06/02/2014

    Escrevo muito sobre fatos que aconteceram comigo, ou como gostaria que tivessem acontecido. Mas uso muito os exemplos externos: histórias de pessoas próximas. Gosto de fantasias e ficções, mas isso eu deixo pras minhas sessões de RPG com os amigos! rs

  21. Marisa 29/07/2014

    Sensacional! – palavra que ainda não expressa o valor real do site, sr.Diego. Amei. Era o que eu estava buscando a fim de melhorar meus textos. Parabéns!

  22. José Carlos 09/10/2014

    Eu gostaria de dizer parabéns, e continue postando novas dicas tão boas quanto a primeira e a segunda, mas eu é que estou atrasado… Parabéns…

  23. Jaleel Barroso 03/01/2015

    Ótimo site…

    Parabéns, não apenas por incentivar as pessoas, mas inspira-las.

  24. David Santos 08/02/2015

    Bom, pra começar seu canal é muito bom, mas a minha pergunta é, gosto de mitologia grega, o que você me aconselharia a pesquisar mais sobre este tipo de gênero?

  25. Author
    Diego Schutt 10/02/2015

    David, que bacana que você gostou dos artigos do site. Sobre o que pesquisar sobre mitologia grega, depende. Qual seu interesse especificamente? Ler mais sobre o assunto ou escrever textos de ficção inspirado neste tópico?

  26. David Santos 10/02/2015

    Diego, eu pretendo escrever textos de ficção inspirado nesse tópico kkk

  27. Priscila Marques 16/03/2015

    Gostaria de uma ajuda, existe algum nome ou gênero para histórias em que o personagem principal tem distúrbios mentais? Gosto de escrever contos em que há bipolaridade, esquizofrenia e depressão envolvidos, estou em busca de textos desse gênero mas não sei por qual nome pesquisar. Se possível, ajude-me!

  28. Author
    Diego Schutt 21/03/2015

    Oi Priscila. Bipolaridade, esquizofrenia e depressão são mais temas que você pode abordar em uma história. Você pode desenvolver esses temas em diferentes gêneros. Por exemplo, você pode ter um personagem esquizofrênico em uma história engraçada, dramática ou até mesmo de terror. O que determina o gênero de uma história são as expectativas que eles criam nos leitores sobre o tipo de experiência emocional que o escritor pretende criar com a sua história. Espero ter ajudado. 🙂

  29. Denilson Magalhães 11/08/2015

    Diego, o que você sugere para alguém que pretende criar uma historia que tem um pouco de tudo, mas predominantemente é constituída de ação, aventura, e ficção?? Desde já agradeço ^^ abçs

  30. ONAI ONAI 15/01/2017

    Gosto de ler variados tipos de história mas minha paixão mesmo é o tema fantasia medieval, apesar de eu gostar bastante de ficção também. Por isso pretendo me focar mais nesses dois gêneros. Obrigado pelas dicas.

  31. xsnayder 16/01/2017

    parabéns e obrigado de verdade

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos