Estude teorias, pratique técnicas e leia muitas histórias, mas confie que sua intuição fará a sua parte quando você começar a escrever. Na sua primeira tentativa de colocar uma história no papel, simplesmente escolha um tópico como ponto de partida e escreva o que vier a sua mente o mais rápido possível.
Não tente consertar, editar ou melhorar o texto neste primeiro momento. Não teorize, racionalize ou analise sua produção. Concentre-se em fazer seus dedos se moverem mais rápido que seus pensamentos. Dessa forma, você permite que sua intuição tome conta do processo e o lado mais espontâneo da sua personalidade venha à tona. Quando você abre espaço para o inconsciente participar do processo de criação dos seus textos, você passa a escrever com mais autenticidade.
Suas decisões espontâneas não são tão aleatórias quanto parecem. Elas tem como base seus conhecimentos e experiências. Ainda que você não tenha consciência da exata origem do que você escreve, entenda que sua intuição é sua maior fonte de ideias originais.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
3 Comments
-
Olá Diego! Suas dicas estão me ajudando bastante! Consegui começar uma história, assim como já comecei várias, mas dessa vez pretendo terminar de escrevê-la. Não apenas para alguém ler, mas para eu mesma ler e saber que os personagens que criei de certa forma realmente existem. Vou utilizar essas suas dicas muito! Estou adorando, beijos!
-
Oi Anna
Que bom saber que as dicas estão ajudando você. Espero que o Ficção em Tópicos ajude você a começar e terminar muitas histórias.
bj
Diego -
Diego,
Suas dicas são fantásticas!
Estou aqui emocionada com cada uma delas que estão me fazendo ter a certeza de que quero ser escritora. Muito, muito obrigada!!!