A forma como você apresenta suas histórias na página tem o poder de despertar interesse na leitura ou desincentivá-la. Um texto bem diagramado é convidativo e permite que o leitor se concentre no que importa: na história.
Uma fonte elaborada demais, pequena demais, grande demais, colorida demais, ou impressa sob um fundo que não oferece bom contraste, não só dificulta a leitura, mas também influencia na percepção do leitor em relação ao conteúdo e profissionalismo do escritor.
Muito cuidado na escolha da tipografia, do tamanho da fonte, das cores, do alinhamento, das margens, do espaçamento entre linhas, letras e parágrafos. Use como referência para diagramar suas histórias os livros impressos por grandes editoras ou, se você publica seus textos online, as páginas dos grandes portais de notícias.
Leia as dicas 1 à 50.
Leia as dicas 51 à 100.
4 Comments
-
Eu sempre tive essa coma uma grande motivação ao meu foco literário, no entanto, percebo que muitas editoras pecam nesse quesito, o que torna a leitura, por vezes, cansativa.
Eu gostaria de saber qual é o padrão correto e mais apropriado para livros de romances policiais?Fico Muito grato desde já! 😀
-
Giovanni, não acredito que exista um padrão específico para livros de romances policiais. Minha sugestão é que você observe como as grandes editoras diagramam seus livros. É uma boa referência do que é prática comum no mercado editorial.
-
Sempre que vou escrever uso Times New Roman, no 12 e 14. Acho que depois de fazer tantos trabalhos com regras de ABNT, que mal consigo usar outras fontes! E isso vale também para alinhamento, margem e outros detalhes…
-
Eu adoro esse site ele me ajuda a escrever melhor , intender como é esse mundo “literário” , eu escrevo historias e adoraria que um dia desses vocês lesem uma delas .Obrigada e continuem assim , e por favor se tiverem tempo me respondam .