Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 16: Diagrame suas histórias de forma profissional.

Por Diego Schutt em 25/08/2010 Tópicos: dicas
4
11

A forma como você apresenta suas histórias na página tem o poder de despertar interesse na leitura ou desincentivá-la. Um texto bem diagramado é convidativo e permite que o leitor se concentre no que importa: na história.

Uma fonte elaborada demais, pequena demais, grande demais, colorida demais, ou impressa sob um fundo que não oferece bom contraste, não só dificulta a leitura, mas também influencia na percepção do leitor em relação ao conteúdo e profissionalismo do escritor.

Muito cuidado na escolha da tipografia, do tamanho da fonte, das cores, do alinhamento, das margens, do espaçamento entre linhas, letras e parágrafos. Use como referência para diagramar suas histórias os livros impressos por grandes editoras ou, se você publica seus textos online, as páginas dos grandes portais de notícias.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

4 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Giovanni Bruno 08/03/2013

    Eu sempre tive essa coma uma grande motivação ao meu foco literário, no entanto, percebo que muitas editoras pecam nesse quesito, o que torna a leitura, por vezes, cansativa.
    Eu gostaria de saber qual é o padrão correto e mais apropriado para livros de romances policiais?

    Fico Muito grato desde já! 😀

  2. Diego Schutt 08/03/2013

    Giovanni, não acredito que exista um padrão específico para livros de romances policiais. Minha sugestão é que você observe como as grandes editoras diagramam seus livros. É uma boa referência do que é prática comum no mercado editorial.

  3. Kelly Soares de Amorim 23/01/2014

    Sempre que vou escrever uso Times New Roman, no 12 e 14. Acho que depois de fazer tantos trabalhos com regras de ABNT, que mal consigo usar outras fontes! E isso vale também para alinhamento, margem e outros detalhes…

  4. leticia v. 02/01/2015

    Eu adoro esse site ele me ajuda a escrever melhor , intender como é esse mundo “literário” , eu escrevo historias e adoraria que um dia desses vocês lesem uma delas .Obrigada e continuem assim , e por favor se tiverem tempo me respondam .

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada