Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 14: Aceite o convite das histórias que se oferecerem a você.

Por Diego Schutt em 24/08/2010 Tópicos: dicas
7
10

Estes são alguns dos sinais que você recebe quando uma história escolheu você como escritor: de repente, você imagina um personagem qualquer em uma situação inusitada, você escuta um diálogo que provoca risos altos, você pensa em uma frase que desafia preconceitos sobre um assunto, você visualiza um cenário fantástico que desperta sua imaginação.

Ignorar esses pedaços de narrativa que se oferecem o tempo todo é abandonar uma história que está convidando você para escrevê-la. Sempre que uma ideia ficar rondando sua cabeça por mais segundos do que o normal, anota ela em um caderno.

Mais tarde, revisite essas ideias e use uma delas como inspiração para escrever uma história de ficção.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Japão. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

7 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. Marcella F. 10/01/2013

    Sinto como se a dica fosse escrita para mim, traduz alguns dos dilemas que tenho enfrentado (e de muitos que escrevem histórias, se não todos).

    Eu escrevo narrativas há praticamente um ano, e tenho vários fragmentos de cenas ou diálogos, idealizações de personagens e contextos que não consigo encaixar em alguma história que eu já esteja escrevendo; tenho receio de investir nessas ideias iniciais e começar mais uma por já ter muitas outras em aberto que eu deixo paradas por falta de inspiração, ou por não conseguir criar um enredo interessante a partir da primeira ideia… Mas eu vou tentar mais a partir de agora.

    Obrigada.

  2. Diego Schutt 14/01/2013

    Oi Marcella

    Construir uma história do início ao fim é angustiante. São tantas as possibilidades que as vezes nos sentimos paralisados. Siga tentando e testando, até que sua intuição aponte que você está no caminho certo.

    Obrigado pela mensagem e pela leitura.

    sds
    Diego

  3. Bárbara 13/06/2013

    Logo que li, me identifiquei com o texto. Também parece ter sido escrito pra mim, isso me acontece com certa frequência. Pra ter uma ideia, já são três possíveis histórias e eu sequer fiz esforço algum pra criar o possível enredo, possíveis personagens e até o fim de toda a história! Mas aí eu li a dica 35 e então não sei como ficar, o que fazer…

  4. Diego Schutt 19/06/2013

    Oi Bárbara

    Escrevi a Dica 35 simplesmente para lembrar que, muitas vezes, as melhores histórias são resultado do desenvolvimento desta primeira ideia. Minha sugestão é que, mesmo se estiver convencida de que a ideia é boa, como um exercício de exploração do universo da história, pense que outros caminhos a narrativa poderia tomar.

    sds
    Diego

  5. Jady 01/07/2013

    Oi, Estou começando agora, mesmo já tendo escrito vários textos, e alguns deles um dos meus autores favoritos disse que eu estava mediana no quesito da escrita, mas eu tenho certas duvidas.
    Sou uma adolescente apaixonada por livros, e adoro escrever, e estava pensando em fazer um conto, só que sempre que começo a escrever eu começo a pensar que as pessoas não gostariam de ler, é meio que uma auto-critica, Mas por isso eu acabo não terminando o quê eu estou escrevendo, é isso ai, Alguma dica para mim?

  6. Diego Schutt 11/07/2013

    Oi Jady

    Minha dica é: escreva para você mesma. Você é a primeira pessoa que deve gostar das suas histórias. Também acredito ser um bom exercício você parar para pensar porque você acha que ninguém se interessaria pelos seus textos. Uma certa dose de auto-crítica é saudável, mas não deixe que isso paralise você. Continue escrevendo.

    sds
    Diego

  7. Erick de Vathaire 29/11/2013

    Tava me segurando ateh agora…

    To com um celular que parece que pifou de vez q to em desespero por ter 4–6 E-MAILS soh de pedacos, e o que uso agora tem 3 e-mails com um completo (Separo por topico)

    Jah havia percebido que isso ajuda pra caramba mas novamente acava q era soh comigo kkkkkkk

    E a dica da auto-critica tbm eh importante (Dica 5), senao vc realmente trava, eu jah faco textos pensando em como EU ficaria muito feliz em ler depois, e arrebento esses textos xD sou exigente xD

    Muito bom Diego to salvando cada pagina!

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada