Aprenda a criar realidades com palavras

Dica 12: Evite comparar suas histórias as dos seus ídolos.

Por Diego Schutt em 23/08/2010 Tópicos: dicas
5
11

Se você está recém iniciando sua caminhada no mundo da ficção, não compare suas histórias as dos seus ídolos. Seria como comparar as habilidades de um jogador de futebol profissional às de alguém que está recém começando. Isso só faz você criar expectativas irrealistas sobre seus textos, e desqualificar seus esforços criativos.

As histórias que você escreveu no passado são as melhores referências para avaliar seu progresso. Compare o texto que você escreveu esta semana ao que você escreveu no mês passado. Isso é um bom indicador da sua evolução como escritor.

Seus ídolos não devem ser referencial de qualidade para o que você escreve no início da sua carreira, mas sim fontes de inspiração e incentivo para você escrever cada vez mais e aperfeiçoar suas habilidades de escrita.

Leia as dicas 1 à 50.

Leia as dicas 51 à 100.

Sobre o Autor

Diego SchuttLer todos os textos de Diego Schutt
Diego Schutt combina ideias de teoria literária, dramaturgia e psicologia social para ajudar escritores iniciantes e experientes a desenvolver textos com mais confiança, foco e impacto. Sua formação técnica em escrita criativa inclui cursos e oficinas no Brasil, Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Hong Kong. Há 7 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português.

5 escritores têm algo a dizer sobre este texto

  1. carlos alberto 05/11/2010

    Parabens, é realmente um trabalho maravilhoso! De grande importancia para aqueles que escrevem! Muito bom mesmo!

  2. Diego 06/11/2010

    Oi Carlos. Li alguns dos contos no teu site e gostei em especial do “Homo Sapiens” e “Essa Mulher é Uma Auto-Estrada”. Espero que os novos conteúdos sigam contribuindo de alguma forma para te ajudar a escrever tuas histórias. Obrigado pela visita. abs

  3. David Santos 15/03/2015

    Ola Diego, minha pergunta é a seguinte: eu posso colocar frases ou outras coisas de outros autores em meu livro?

  4. Author
    Diego Schutt 21/03/2015

    Oi David

    Recomendo a leitura deste artigo e, especialmente, dos comentários, onde sua pergunta já foi respondida em detalhes. http://ficcao.emtopicos.com/2013/09/livro-nome-marca-celebridade/

  5. Vinícius 26/04/2015

    Olá, Diego.
    Achei fascinante seu curso e seu site!!

    Fiquei muito interessado em fazê-lo, mas no momento estou focado em concluir (começar de verdade, na verdade) minha monografia em economia para a graduação. Poxa, nessa semana consegui superar um bloqueio para escrever. Conheci seu site semana passado e o lendo percebi o quanto eu cometia alguns pecados que você apontou nestas primeiras 50 dicas.

    só conseguia escrever se o texto fluísse como o de algum supereconomista que admiro,
    eu me consumia na autocrítica,
    motivação e produtividade eram artigos de luxo que eu caçava por entre livros, outras atividades e pessoas: me tornei bom em um bocado de coisas, mas nada do meu texto,
    sentava-me para escrever sem saber porque, mesmo, eu tinha sentado.

    Há pouco caiu a ficha de o quanto é importante praticar a apresentar uma ideia, fazer um parágrafo, fazer um tópico, depois um capítulo para, ao final, vislumbrar o livro todo. Poxa, eu estava dando passos maiores que as pernas e insistia ser possível.

    Obrigado pelo site.
    Me manterei acompanhando.

    Abraços

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada