Aprenda a criar realidades com palavras

10 experiências que vão lançar seu protagonista em uma trajetória de mudança profunda.

Por Diego Schutt em 15/07/2010 Tópicos: técnicas
0
1

Escrever boas histórias implica basicamente em criar personagens em mutação, confrontá-los com desafios e observar suas trajetórias. Personagens mudam quando acontecimentos significativos impactam suas vidas. Ainda que esses acontecimentos não representem por si só uma trajetória de mudança profunda (essencial para a criação de personagens complexos), podem ser catalisadores de uma epifania de força transformadora.

Leia abaixo 10 experiências que podem ajudar na obtenção de ideias para escrever histórias originais e no desenvolvimento de um enredo que lance seu protagonista em uma trajetória de mudança profunda.

1. Romance

Quando nos apaixonamos, as mudanças no quotidiano (ou mesmo na personalidade) são imediatas. A introdução de uma nova pessoa em nossas vidas envolve uma série de adaptações imprevisíveis e é um universo rico a ser explorado em histórias de ficção. As comédias românticas exploram bastante essas experiências, sempre com uma dose mediana de conflitos que culminam geralmente em um final feliz. Mas romance pode ser usado também para lançar seu protagonista em uma jornada negativa, onde obstáculos e tensão tornam a vida do personagem complexa e difícil. O final de um relacionamento, um triângulo amoroso, o início de um relacionamento extraconjugal. Que valor o personagem dá a esse relacionamento? Quanto ele está disposto a abrir mão para estar com essa pessoa? Quem mais sofre as consequências do início ou fim desse romance?

2. Ganho Material

Herança, loteria, promoção no trabalho, roubo de banco e golpe do baú são alguns exemplos de como seu personagem pode subitamente mudar de status material. Mas não são as mudanças superficiais que essa nova condição traz que contém uma história. A história está nas transformações pelas quais o personagem vai passar a partir de tal experiência. O que esse personagem faz com seu tempo livre? Como ele gasta o seu dinheiro? Como suas relações foram afetadas por esse ganho material?

3. Amizade

Os amigos são membros da família que a gente escolhe. Os relacionamentos de amizade tem o poder de mudar a vida de um personagem de forma significativa. Essas mudanças podem ser tanto positivas quanto negativas. Há amigos que nos levam para o mau caminho e há aqueles que nos introduzem a novas experiências positivas. Outro aspecto que se pode explorar são as motivações individuais. Por que o personagem x investe tanto na amizade com o personagem y? O que há por traz dessa relação? Com essa amizade mudou a vida dos personagens?

Conheça as outras experiências que vão lançar seu protagonista em uma trajetória de mudança profunda.

Seja o primeiro escritor a comentar sobre este texto

Gostou do texto? O autor vai adorar saber. Deixe um comentário e compartilhe o artigo com outros escritores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Copyright 2010-2017 Diego Schutt - Todos os Direitos Reservados | Ficção em Tópicos ® é uma marca registrada